palavras de ursa

Monday, September 27, 2010

A noite foi dura

Ontem, a noite foi dura. Quando deram os primeiros acordes de salsa, a população saiu à rua e pôs-se a dançar. Na Praça Manuel Marulanda, ao lado do recente mural dedicado a Mono Jojoy, centenas de pessoas dançaram sem parar. A festa atingiu o auge quando chegou uma excursão de australianos, norte-americanos, bulgaros, irlandeses e ingleses que fazem parte da organização Hands Off Venezuela. Aí, novos e velhos dedicaram-se a cortejar as extravagantes estrangeiras. Naturalmente, a lei seca decretada pelo Conselho Nacional Eleitoral nao foi cumprida. O 23 de Enero é um bairro peculiar em que as leis são as que a gente decida que sao as melhores em cada momento. Portanto, a lei seca durou as escassas horas em que os frigorificos esgotaram as garrafas de rum.

Às três da manhã, quando ainda havia gente embriagada encostada pelos cantos, começaram a soar os foguetes. O colectivo Camilo Cienfuegos inaugurou o despertar no bairro. De seguida, a organização La Piedrita lançou a sua rajada de foguetes. E, claro, todos quiseram experimentar as pistolas para vitoriar o comandante Hugo Chávez. Potentes sistemas de som montados em lugares estratégicos ecoavam entre os prédios. Músicas das FARC de apoio a Hugo Chávez, os clássicos cubanos, tudo serviu para despertar os habitantes deste bairro de 500 mil habitantes. Às quatro da manhã, ja havia filas para votar. Os jovens puseram roupa alusiva ao processo bolivariano e os idosos vestiram as suas melhores peças.

Dentro das secções de voto, aquartelaram-se os soldados para proteger as urnas e as máquinas electrónicas de voto. Lá fora, entre os disparos e os foguetes, a população juntou-se em frente ao Liceu Francisco Fajardo para esperar a chegada do presidente venezuelano. Hugo Chávez chegou no seu melhor estilo conduzindo sozinho um automóvel vermelho escoltado por outros dois.

Neste momento, discute-se e aposta-se quantos deputados terá a coligação governamental. Recomeçaram os disparos. A oposiçao já diz que ganhou e que começou uma nova era. Os bolivarianos festejam a vitória. Ou seja, ambos ganharam sem resultados. A ver como acaba a noite.

NOTA: Até ao momento, em 165 lugares, estao confirmados 95 deputados para o PSUV-PCV, 61 para o MUD (oposiçao) e dois para o PPT (saiu este ano da coligaçao governamental). Para o Parlamento Latino-Americano, o PSUV-PPT teve seis deputados e a oposiçao cinco. A participaçao foi de 66,45%.

Tirado daqui.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

 
Blogarama - The 
Blogs Directory Estou no Blog.com.pt blog search directory BlogItalia.it - La directory italiana dei blog BloGalaxia Arts Blog Top Sites Blogz  Bitacoras.com Blogion.com - the definitive blog directory