palavras de ursa

Sunday, June 12, 2005

Finalmente

A Casa Branca anunciou sexta-feira que os Estados Unidos e o Reino Unido chegaram a um acordo para perdoar a dívida de 18 dos países (15 países Africanos e 3 da América Latina) mais pobres do mundo.
O plano prevê o perdão de toda a dívida dos 18 países com o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Africano de Desenvolvimento. O acordo também pede ao resto dos países que anulem a dívida bilateral que essas nações, que fazem parte da iniciativa para os Países Pobres Altamente Endividados, têm como eles.
Os países industrializados comprometem-se a fornecer novos recursos às instituições multilaterais de crédito, para evitar que o perdão da dívida descapitalize essas organizações e diminua a sua capacidade de adoptar novos programas de ajuda no futuro.
Segundo os últimos dados do Banco Mundial, a dívida externa da África subsaariana chega a 230 bilhões de dólares, dos quais um terço corresponde a credores multilaterais.
As dívidas externas dos países subdesenvolvidos são um entrave para a evolução social do planeta. Todos os povos devem dispor livremente das suas riquezas e dos seus recursos naturais, sem prejuízo das obrigações que decorrem da justiça social, da solidariedade e da cooperação.
O ideal de ser humano livre, só pode ser realizado através da criação de condições que permitam a cada um de nós desfrutar dos nossos direitos económicos, sociais e culturais, bem como dos direitos civis e políticos.

2 Comments:

  • At 7:22 pm, June 12, 2005, Blogger Emel Winik said…

    Pués suena lindo algún día dejar de pagar la deuda de los errores que cometieron nuestros gobiernos en el pasado, pero sería como decímos en México "un sueño guajiro".
    El sometimiento del imperialismo yankee los hace propietarios de nuestros recursos naturales, y los gobiernos latinoamericanos se ven en la necesidad de mentir en las organizaciones internacionales como en BM y el FMI acerca del número de pobres que existen en estos países para así recibir alguna ayuda a los sectores sociales tan descuidados como hace 500 años.
    El caso de África no lo conozco bien, pero se que tenemos una calidad de países subdesarrollados gracias a lo que ahora conocemos como el primer mundo.

     
  • At 7:31 pm, June 12, 2005, Blogger Emel Winik said…

    Dicen que a América Latina le queda un camino y es la guerra.
    Y lo podemos ver en las crisis sociales de los últimos años que recientemente están en los periódicos internacionales, ejemplo de ello, Bolivia, Nicaragua, Ecuador y Chile. Viva América Latina Libre.

     

Post a Comment

<< Home

 
Blogarama - The 
Blogs Directory Estou no Blog.com.pt blog search directory BlogItalia.it - La directory italiana dei blog BloGalaxia Arts Blog Top Sites Blogz  Bitacoras.com Blogion.com - the definitive blog directory