palavras de ursa

Wednesday, February 25, 2009

Serviço público



Ao apreender os livros que ostentavam a “Origem do Mundo” de Courbet, a PSP deu um testemunho da capacidade que a arte tem de nos interpelar através dos séculos. A pintura de Courbet é transgressiva na sua imediatez, inquietante na sua brutalidade, chocante na sua desfaçatez - merece de pleno direito a qualificação de pornográfica. Negar-lhe essa dimensão, como o fazem os críticos da PSP, não é mais do que emascular a “Origem do Mundo” do seu verdadeiro significado artístico. Porque é na rejeição primal que ela provoca que se encontra o seu significado profundo: o evidenciar de um bio-poder refractário à representação i-cónica.

A apreensão de ontem, mais do que acto censório, é uma performance artística em si mesma. No seu implacável legalismo, o gesto policial re-actualizou a afirmação estética de um quadro que nunca se quis respeitosamente admirado, e muito menos banalizado em reproduções displicentemente espalhadas por bancas de livreiros. E isso, caro leitor, é serviço público.

Tirado daqui.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

 
Blogarama - The 
Blogs Directory Estou no Blog.com.pt blog search directory BlogItalia.it - La directory italiana dei blog BloGalaxia Arts Blog Top Sites Blogz  Bitacoras.com Blogion.com - the definitive blog directory