palavras de ursa

Tuesday, May 27, 2008

A Madeira em 2020



- Desculpa o atraso, mor. Como foi o teu dia?
-Maravilhoso e o teu?
- Temos 37 m para fazer mor!
- É + tempo. Eu também tenho que me levantar cedo amanhã.
- Já tens o teu “Orgasmatron”? - espécie de “pacemaker” do prazer. É uma caixa do tamanho de um maço de cigarros que é colocada à cintura e que depois é ligada ao nervo pélvico, que comanda o prazer, via – internet.
- Si e tu?- Estou a acabar de fazer as últimas ligações.

Depois de uma noite prazer….
Maria estava em casa, o namorado nos EUA. Ele é investigador em “Carnegie Institute of Tecnology” e um crente na nanotecnologia e na corrente transhumanista. (conceito inventado nos anos 80). Devido ao fuso horário. São menos 5 horas nos EUA, o encontro sexual foi agendado via “msn” para a 1 hora da madrugada, Madeira, 21 horas nos EUA.

9- 07-2020

Há uma hora que Maria, presidente executiva da Empresa de Electricidade da Madeira, está presa na via-rápida. Maria saiu de casa cedo. Eram 8 horas quando deixou a residência, de estilo contemporâneo, no Garajau. O objectivo é chegar às 9 horas à sede no Almirante Reis. Já passam 7 minutos das 9 e está entalada à saída do túnel das Neves. O “Hiphone” desanima. Indica que o Funchal está bloqueado. Até a cota 500 tem problemas de trânsito. Só é possível circular, sem problemas, no coração da cidade.

13 % do negócio da eléctrica provém das energias renováveis. A empresa dedica-se actualmente ao comércio e instalação de paneis solares – em hotéis e edifícios de habitação colectiva. Em 2014 o Governo Regional abriu mão do sector da energia na Madeira. Ficou com 49% da empresa. O resto do capital – 51% – está nas mãos de um grupo de empresários. Apenas se sabe que Jaime Filipe Ramos é o sócio que detém a fatia mais gorda do dinheiro disperso em acções.

Enquanto Maria espera, distrai-se a olhar para o porto. É a quarta vez, este ano, que o Queen Mary II faz escala no Funchal. O porto é demasiado pequeno para o número de escalas de cruzeiros. Em 2010 foram 300, este ano, prevê-se que feche com 550 atracagens. Quase o dobro de há 10 anos atrás. África está na moda e a ilha da Madeira é um ponto obrigatório de passagem na “descida” e no regresso dos paquetes à Europa.

O Porto do Funchal precisa de novas obras. As últimas, realizadas em 2008, 9 e 10, não resolveram o problema de fundo do Porto. Há 4 anos (2016) que o Lobo-marinho sai do Caniçal para a ilha do Porto Santo. As preocupações ambientais e o preço insuportável dos combustíveis, determinaram a nova realidade. Partilha a linha com os espanhóis da ARMS. Depois de uma luta que durou anos, o armador conseguiu entrar na rota. Para já, o barco espanhol só faz o Verão. O resto do ano, não justifica um segundo operador na linha.

A disputa política está ao rubro. Pela primeira vez na história da autonomia, os socialistas têm hipótese de chegar ao poder. Os madeirenses estão divididos. Faltam 4 meses para as eleições (Outubro de 2020) e as sondagens: - a do Diário de Notícias dá a vitória ao candidato Social-Democrata. Um outro estudo de opinião aponta Bernardo Trindade como o próximo Presidente do Governo. Trindade já tinha sido candidato nas regionais de 2016 mas foi derrotado. O PSD é um partido irreconhecível. Desde que Alberto João Jardim saiu em 2011, as tropas desmobilizaram.

A população da ilha está em queda. As novas vias de comunicação aceleraram a desertificação da Madeira rural. O norte perde todos os anos gente. Até em Câmara de Lobos diminui o número de habitantes. Os concelhos metropolitanos do Funchal, Santa Cruz, Machico e Ribeira Brava continuam a ser os mais populosos, mas existem agora menos pessoas a viver nestas localidades.

No turismo, o excesso de camas - 38 mil - preocupa os hoteleiros. Nos últimos 7 anos alguns hotéis encerram as portas. Sobretudo os maiores. Ganham fôlego as quintas e o turismo rural. Também encurtou o número de dias de férias. Passou das 5 para 3.
A Madeira é um destino de repouso activo – sobretudo, passeios pela natureza. Acabaram os turistas que vinham para cá gozar as férias grandes.

Há 12 anos (2008) o governo era e continua a ser o terceiro empregador – na altura dava trabalho a 20 mil funcionários públicos - logo a seguir ao turismo e aos serviços. A construção civil foi o sector que sofreu a maior queda. Representa agora apenas 8 % da população activa. No início do século trabalhavam 122 mil madeirenses (total Madeira) contra pouco mais de 102 mil.

Agravaram-se as desigualdades entre ricos e pobres. Cresceu nos últimos 10 anos o número de famílias que dependem da ajuda das instituições de solidariedade para sobreviver.

A Calheta, sobretudo, a Ponta do Pargo é uma espécie de oásis dos novos ricos. O campo de golfe atraiu investimento. Os magnatas da ilha compraram terreno, outros, vivendas de luxo. Pequenas fortunas. Custam entre 650 mil e um milhão de euros. A maioria dos compradores destas “villas” são estrangeiros. Turistas russos que começaram a chegar à Madeira em 2007 com “dinheiro vivo” – não recorrem à banca – para investir. Especialmente em terrenos e imóveis.

O Porto Santo deixou de ser o destino de férias de Verão dos madeirenses. A classe média-alta e média deixaram de ter poder de comprar para fazer férias na ilha. Os preços dos hotéis são insuportáveis e o turismo paralelo (casas arrendadas) também está caro. As Canárias são a opção mais económica para as famílias que ainda podem fazer férias.


Tirado daqui.

2 Comments:

  • At 6:43 pm, June 21, 2008, Anonymous Anonymous said…

    Completamente surrealista!

     
  • At 6:44 pm, June 21, 2008, Anonymous Anonymous said…

    A Calheta, sobretudo, a Ponta do Pargo é uma espécie de oásis dos novos ricos. O campo de golfe atraiu investimento. Os magnatas da ilha compraram terreno, outros, vivendas de luxo. Pequenas fortunas. Custam entre 650 mil e um milhão de euros. A maioria dos compradores destas “villas” são estrangeiros. Turistas russos que começaram a chegar à Madeira em 2007 com “dinheiro vivo” – não recorrem à banca – para investir. Especialmente em terrenos e imóveis.
    Quem nos dera!

     

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