palavras de ursa

Thursday, June 28, 2007

La vez sonreir, hijo?



Século XIV. Barcelona é uma cidade rica, cresceu até a Ribera e os pescadores e estivadores dessa zona resolvem construir o maior templo mariano alguma vez conhecido: Santa María de la Mar. Um dos mais belos exemplos do gótico catalão, pela mão do arquitecto Berenguer di Montagut.
Esta construção é paralela com a história de Arnau, servo da terra que foge do seu senhor feudal e se refugia em Barcelona. Arnau trabalha como estivador, soldado e banqueiro.
Uma vida sempre ao amparo da sua catedral, que o leva da miséria até à riqueza, nobreza e até ás mãos da inquisição.
La catedral del Mar ( eu li em espanhol, não sei se está editado em Portugal), é o primeiro livro de Ildefonso Falcones, tem uma história de lealdade e vingança, traição e amor, guerra e peste, num mundo marcado pela intolerância religiosa, a ambição material e segregação social.


Margarida V-Barcelona

Foi o livro perfeito para ler mesmo antes de ir Barcelona, porque me contou a história da cidade e mostrou-me como era a cidade no século XIV. É um romance que se parece a uma máquina infernal que obriga o leitor a não parar de ler. É um livro que é como engodo e que nos deixa um desejo enorme de sabermos o final.
Aconselho vivamente.

1 Comments:

  • At 5:14 pm, August 16, 2008, Anonymous Anonymous said…

    Eu persoalmente rematei fai pouco de ler Los pilares de la Tierra de Ken Follet, no que encontro moitisimas semellanzas con La Catedral del Mar que me atopo lendo nestes momentos...
    A verdade vale a pena ler o libro, ademais fixen recentemente unha viaxe a Barcelona e visitei a catedral, polo que, non teño palabras!!


    Un bico moi gorgo dende Galiza

     

Post a Comment

<< Home

 
Blogarama - The 
Blogs Directory Estou no Blog.com.pt blog search directory BlogItalia.it - La directory italiana dei blog BloGalaxia Arts Blog Top Sites Blogz  Bitacoras.com Blogion.com - the definitive blog directory