palavras de ursa

Thursday, November 16, 2006

Censura

Os Reporters sans frontières
publicaram a lista de países que mais censuram a liberdade de expressão online.
Esta é a lista:

Bielorússia
O governo tem o monopólio das telecomunicações e bloqueia o acesso a sites da oposição. Em Março de 2006, vários sites que criticavam o presidente Alexandre Lukashenko desapareceram por vários dias.

Birmânia
O governo desde país é ainda mais repressivo que os seus vizinhos, China e Vietname. A junta militar filtra sites da oposição e monitoriza os cibercafés. Em Junho bloquearam o Google Gtalk, para controlar o mercado das telecomunicações de longa distância, que é controlado por empresas governamentais e para impedir dissidentes de comunicarem.

China
A China é o país que mais censura na internet. Tudo é monitorizado. Existem 17 milhões de blogs na China, mas poucos criticam o governo, já que todas as ferramentas de blogs filtram palavras "subversivas". Neste momento 52 pessoas estão presas por expressarem a sua opinião online.

Cuba
Menos de 2% da população usa a internet. As ligações privadas à internet estão proibidas. Para usar a internet ou ver mails os cubanos devem usar pontos de acesso público como: cibercafés ou universidades. Todos os computadores, atér mesmo os dos hotéis têm um software instalado que alerta as autoridades quando certas palavras são usadas. Um cubano pode ser preso até 20 anos se escrever artigos contra revolucionários para sites estrangeiros.

Egipto
O presidente Hosni Mubarak que está no poder exerce enorme autoritarismo no que diz respeito à internet. 3 bloggers foram presos por 3 meses,em Junho de 2006, por pedirem reformas democráticas. Muitos foram agredidos, como Hela Hemi Botros, que foi forçada a fechar o seu blog depois de pressão da policia.

Irão
A repressão em relação aos bloggers parece ter diminuido em 2006. Enquanto em 2005 cerca de 20 bloggers foram presos, em 2006 apenas Arash Sigarchi está na prisão. Mas no que diz respeito à filtragem aumentaram, cerca de 10 milhões de sites estáo bloqueados por serem considerados imorais.

Coreia do Norte
É considerada o buraco negro da internet. Apenas alguns oficiais podem usar a internet através de ligações alugadas à China. Os jornalistas refugiados na Coreia do Sul são muito activos especialmente no site www.dailynk.com.

Arábia Saudita
Este país não esconde a censura, enquanto que na China os sites bloqueados são disfarçados como tendo problemas, os filtros sauditas avisam os internautas que esses sites estão banidos. Os sites mais banidos são os pornográficos, mas os da oposição, publicações Israelitas e sites homossexual também.

Síria
A Síria tem neste momento 3 presos que criticaram as autoridades online. O governo baniu acesso a sites da oposição e todos os sites que falem da minoria Curda.

Tunisia
Em 2005 a Tunisia foi a anfitrã do World Summit on the Information Society (WSIS),um evento das Nações unidas sobre o futuro da internet. Mas o presidente Zine el Abidine Ben Ali é dos mais repressivos no que diz respeito à internet. Todos os cibercafés são controlados pelo estado, filtrando sites. O site dos Reporters Without Borders não pode ser acessado.

Turqueministão
Menos de 1% da população usa a internet. O presidente Separmurad Nyazov controla todos os media.

Usbequistão
A censura parece ter piorado depois dos protestos em Andidjan em Maio de 2005. O governo liderado por Islam Karimov bloqueia os sites que falam do própio país e todos os sites que falam das várias violações de direitos humanos que aí acontecem.

Vietname
O Vietname está em negosiações para ser admitido na Organização Mundial do Comércio, talvez por isso esteja a melhorar no controlo de informação na internet.
Vários ciber-dissidentes foram libertados em 2005 e 2006. Um grupo chamado "8406" lançou uma petição online, assinado por milhares de pessoas, a pedirem ao governo reformas políticas.

6 Comments:

Post a Comment

<< Home

 
Blogarama - The 
Blogs Directory Estou no Blog.com.pt blog search directory BlogItalia.it - La directory italiana dei blog BloGalaxia Arts Blog Top Sites Blogz  Bitacoras.com Blogion.com - the definitive blog directory