palavras de ursa

Wednesday, November 01, 2006

Assina

Acabo de ver no El mundo sigue ahi uma notícia sobre a lapidação no Irão. Vou traduzi-la e pedir a vossa assinatura.

"Sete mulheres com nomes estranhos:Parisa, Iran, Khayrieh, Shamameh, Kobra, Soghra y Fatemeh, vão morrer à pedrada.
A República Islâmica do Irão trata o adultério como um delito com o castigo de pena de morte por lapidação.
Não vou qualificar os seus casos, não sei se há culpa, se há arrependimento, se há amor. Talvez sejam boas mães, boas amigas, boas pessoas. Não mataram ninguém. Morrer à pedrada parece-me absurdo, cruel, desumano e ineficaz.
No Código Penal do Irão vem descrito o tamanho da pedras que vão ser usadas. No artigo 104 estabelece-se que para a lapidação por adultério, devem usar-se pedras que " não sejam tão grandes que matem a pesssoa com um ou dois golpes, nem tão pequenas que não se considerem pedras".
O processo completo diz:" Fazem a ablução (banho ceremonial) e cobrem-no com um tecido branco chamado "kafan", depois enterram-nas num buraco até ao peito. Logo a multidão começa a atirar pedras para a cabeça até que ela morra. Se sobrevive ao apedrejamento e conseguir sair do buraco a sua situação dependerá de como foi provado o adultérrio. Se o adultério foi provado com declarações de testemunhas, voltam a pô-la no buraco e continuará a ser apedrejada. Se foi ela que confessou o adultério, então é livre.

A Amnistia Internacional está a pedir assinaturas para enviar uma carta ao Governo do Irão. Se queres assinar vai aqui. Há pouco tempo, não fiques em silêncio."


Eu já assinei fui a assinatura 250.783. ASSINA!!

3 Comments:

Post a Comment

<< Home

 
Blogarama - The 
Blogs Directory Estou no Blog.com.pt blog search directory BlogItalia.it - La directory italiana dei blog BloGalaxia Arts Blog Top Sites Blogz  Bitacoras.com Blogion.com - the definitive blog directory