Livro do mês

La muerte de Artemio Cruz

La muerte de Artemio Cruz, é um livro de Carlos Fuentes- vencedor do prémio Cervantes em 1997- este livro relata a vida de Artemio Cruz enquanto este agoniza depois de sofrer um enfarte. No seu delírio recorda-se da história da sua vida. O seu relato mistura o passado, o presente e o futuro através do uso dos pronomes ele, eu e tu, respectivamente. O uso destes tempos explicam o que se passou antes, durante e depois da revolução mexicana. Através da narração da vida e morte de Artemio percebe-se como este vai perdendo a sua inocência até se converter num ser corrupto.
Carlos Fuentes, consegue analisar toda uma vida com bastante profundidade. Este livro é para mim uma tentativa do escritor de nos mostrar as opcções que uma pessoa tem ao tomar um caminho ou outro, e acabar sendo uma pessoa ou outra; as possibilidades de escolher e as consequências da sua escolha.
A história da vida de Artemio Cruz representa as etapas por que passou a história mexicana durante as primeiras décadas do século xx. Durante estes anos um grupo sem escrúpulos substitui a elite da época de Porfirio Diaz, desta maneira Fuentes mostra-nos como uma parte das pessoas que lutou na revolução tirou proveito do caos político que veio depois do conflicto armado.
Artemio Cruz simboliza o fracasso da revolução mexicana. La muerte de Artemio Cruz é uma radiografia da história do México.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home