palavras de ursa

Wednesday, May 17, 2006

Whaling

O movimento ecológico sofreu uma enorme derrota, como diz esta semana o Courrier Internacional, a protecção das baleias está em perigo.
Através de uma manobra diplomática o Japão, principal caçador de baleias, vai assumir o controlo da Comissão Baleeira Internacional.
Este organismo regulamenta a caça das baleias, com o Japão na sua chefia a caça comercial destes cetáceos recomeça.
Os japoneses aproveitaram uma distração do mundo e conseguiram os votos dos pequenos estados membros em troca de ajudas e pretendem agora acabar com a lei que proíbe a caça à baleia com fins comerciais que a CBI conseguiu em 1986.
A organização Greenpeace que tanto lutou com campanhas como "salvem as baleias" irá ter uma supresa na próxima reunião da CBI na ilha Saint-Kitts and Nevis, onde pela primeira vez os nipónicos terão a chefia, com a ajuda está claro de outros países, como a Islândia e a Noruega. Os japonesnes e os seus aliados estão seguros de obter a maioria-51%- o que não lhes permitirá acabar com a moratória por completo, mas que bastarão para abalar a CBI.
Como afirma Vassili Papsdtavrou, do Fundo Internacional para a Protecção dos Animais: "O facto de o Japão obter a maioria na CBI constitui um verdadeira desastre ecológico. No entanto a comunidade internacioanl não parece ter consciência disso", diz também que:" os países que se opõem à caça da baleia quase não fizeram nada para travar isto".
Necessitamos urgentemente olhar pelos animais ameaçados, a caça comercial de baleias dizimou as populações de baleias em todo o mundo. Não há justificativa racional para a crueldade que a caça de baleias representa.

2 Comments:

Post a Comment

<< Home

 
Blogarama - The 
Blogs Directory Estou no Blog.com.pt blog search directory BlogItalia.it - La directory italiana dei blog BloGalaxia Arts Blog Top Sites Blogz  Bitacoras.com Blogion.com - the definitive blog directory