palavras de ursa

Tuesday, April 11, 2006

Comè va a finire?

Reina a confusão sobre resultados das legislativas
A confusão reina em Itália à medida que são conhecidos os resultados das legislativas, com o primeiro-ministro conservador Silvio Berlusconi a recuperar a vantagem inicial dada pelas sondagens ao líder de centro-esquerda Romano Prodi.
( 21:15 / 10 de Abril 06 )
As projecções divulgadas pelo Instituto Nexus pouco antes das 20:00 (em Lisboa) sobre 44 por cento dos votos escrutinados dão à coligação de centro-direita do chefe do Governo italiano cessante, Sílvio Berlusconi, mais votos na Câmara dos Deputados com 49,9 por cento dos votos contra 49,6 por cento para a aliança de Prodi, e a maioria no Senado com 158 dos 315 lugares.Todavia, o Instituto pediu «grande prudência» na análise destes dados, por não terem ainda chegado os números de muitas regiões.Estas projecções são contrariadas pelos dados oficiais divulgados pelo Ministério do Interior no seu site na Internet cerca das 19:45.Em quase 25 milhões de votos expressos para a votação no Senado, a União dirigida por Prodi obtém 49,89 por cento dos sufrágios expressos contra 49,31 para a coligação de Berlusconi.Para a Câmara dos Deputados os dados do Ministério mostram que a coligação de Prodi tem uma vantagem bastante mais ampla, com 52,67 por cento dos sufrágios contra 46,75 para a coligação de Berlusconi. Estes números são relativos a mais de 13 milhões de votos escrutinados.Esta valsa de dados contraditórios foi um verdadeiro duche de água fria para os partidários do antigo presidente da Comissão Europeia, em delírio desde as 14:00 (hora de Lisboa) depois dos dados das primeiras sondagens à boca das urnas que lhe davam uma vitória entre 50 a 54 por cento contra 45 a 49 por cento para a Casa das Liberdades, a coligação de direita dirigida por Berlusconi.A afluência às urnas foi muito elevada: 83,6 por cento dos 47 milhões de eleitores italianos participaram neste escrutínio que decorreu em dois dias, anunciou o ministro do Interior, Giuseppe Pisanu.Nas legislativas de Maio de 2001 a participação foi de 81,4 por cento.«O resultado é ainda incerto. Esperemos os números precisos», alertou o ministro da Indústria, Cláudio Sacajola, um dos dirigentes da Forza Italia, o partido de Berlusconi, reagindo ao anúncio das primeiras sondagens à boca das urnas.«Lembrem-se de Bush-Kerry», acrescentou, numa alusão às presidenciais norte-americanas.Os primeiros comentários do campo de Romano Prodi foram também prudentes, na expectativa de uma confirmação da vitória.Romano Prodi e Sílvio Berlusconi recusaram-se a quaisquer comentários, enquanto aguardam os resultados definitivos.Mas a esperança renasceu no campo do chefe do Governo à medida que iam sendo divulgados mais resultados.«Não é ponto assente que a União de Esquerda tenha a maioria para governar. Estamos em paridade no Senado e é um grande e maravilhoso resultado», comentou Andrea Rochi, porta-voz da Aliança nacional (NA, direita conservadora), o segundo partido da coligação de Sílvio Berlusconi.

Tiradodaqui.

4 Comments:

  • At 1:35 am, April 11, 2006, Anonymous Anonymous said…

    Aspettiamo gli italiani all'estero. PEr la camera mancano ancora un centinaio di seggi. Speeeeeeeriamo "to sack him"....

     
  • At 9:33 am, April 11, 2006, Anonymous Anonymous said…

    Unione ha il governo. Vittoria amara.

     
  • At 1:40 am, April 12, 2006, Anonymous Anonymous said…

    nunc bibendum est...
    Enfim, ganhamos!!Por muitos poucos votos..mas conseguimos!
    Comunque non ci siamo ancora liberati del tiranno, quel nano pelato che minaccia ancora la nostra libertà...

     
  • At 9:04 am, April 17, 2006, Anonymous Anonymous said…

    Lascia stare che sono incazz*** come una iena per quei "pucos votos". Significa chela metà di noi italiani non ha ancora capito che una persona che ha all'attivo una ventina (20) processi, con varie accuse di ogni genere non è una persona da votare. BAH.

     

Post a Comment

<< Home

 
Blogarama - The 
Blogs Directory Estou no Blog.com.pt blog search directory BlogItalia.it - La directory italiana dei blog BloGalaxia Arts Blog Top Sites Blogz  Bitacoras.com Blogion.com - the definitive blog directory