palavras de ursa

Monday, June 20, 2005

Guantanamo Bay

A base naval Americana em Guantanamo Bay, em Cuba, tornou-se um símbolo da recusa da administração americana em relação aos direitos humanos, símbolo de um país que quer estar acima da lei. Centenas de pessoas de cerca 35 países estão detidas num "buraco negro", sem acesso a tribunal, aconselhamento legal ou visitas familiares.
Aumentam as provas de tortura e crueldade e tratamento desumano, deteriorização psicológica e tentativas de suícidio. As técnicas de interrogação são horrendas, como a falta de sono, isolamento e o uso de cães.
Deixariam os EUA este tratamento por outro país a cidadãos americanos? Deixaria a comunidade internacional que outro país sem ser os EUA cometessem estes crimes dos direitos humanos? Não creio, e assim os EUA continuam a abusar nesta prisão que não está em território americano e que se encontra na "longínqua" Cuba, longe dos olhos do mundo, onde 550 detidos continuam presos sem acusação ou julgamento.
Guantanamo Bay é um escândalo, os direitos humanos são violados e a Comissão dos Direitos Humanos deveria urgentemente ocupar-se desta situação.

1 Comments:

  • At 10:14 am, June 20, 2005, Blogger Sr. Jeremias said…

    Também há 60 anos o mundo ignorava os campos de concentração e exterminio Alemães...

    Quem tem o poder, controla a informação. E só quem a procura pode ver as coisas de outra forma. E quase ninguem o faz...

     

Post a Comment

<< Home

 
Blogarama - The 
Blogs Directory Estou no Blog.com.pt blog search directory BlogItalia.it - La directory italiana dei blog BloGalaxia Arts Blog Top Sites Blogz  Bitacoras.com Blogion.com - the definitive blog directory