palavras de ursa

Sunday, May 15, 2005

Crianças soldado

O uso de crianças como soldados foi universalmente condenado como algo horrendo e inaceitável. Apesar de todos os apelos nos últimos 10 anos centenas de crianças lutaram e morreram em conflitos em todo o mundo.
Estas crianças são forçadas á guerra, colocam minas ou explosivos e usam armas, muitas morrem ou ficam mutiladas. Estes pequenos soldados são forçados a viver em condições duras, com pouca comida e sem nenhum cuidado de saúde. São tratadas brutalmente, vitímas de espacamentos e humilhadas, são também punidas por qualquer tentativa de fuga ou algum erro que cometam.
As meninas soldado são violadas e abusadas e partilham as tarefas dos rapazes.
Um exemplo de país com um grande número de crianças soldados é a Costa do Marfim.
A partir de Setembro de 2002, crianças foram recrutadas por ambos os grupos militares, obrigadas a lutar na guerra de outras pessoas, estas crianças, muitas delas refugiadas da Libéria, são brutalizadas e ficam traumatizadas por esta experiência.
Pouco tempo depois de começar este conflito uma delegação da Amnestia Internacional, encontrou crianças soldado no norte do país, estavam sob o comando das Forces Nouvelles, um grupo armado da oposição. Em Fevereiro de 2005 dois rapazes (com 10 e 11 anos), de origem Liberiana foram salvos pela ONU na Costa do Marfim e em Abril, a missão da ONU prendeu um homen acusado de recrutar crianças para as forças armadas da Costa do Marfim.
O governo da Costa do Marfim e as Forces Nouvelles, até hoje falharam todas as tentativas de desarmamento, reabilitação e reintegração das crianças soldado.
Está na hora de actuarem e darem a estes milhares de crianças uma oportunidade de PAZ.

2 Comments:

  • At 5:24 pm, May 15, 2005, Blogger Emel Winik said…

    Lamentablemente este es u problema que aun no tiene solución. Personalmente considero aberrante el formar a alguine iniciado en la vida, en el horror de la guerra, la poer parte de nuestra condición como seres humanos.

     
  • At 10:07 pm, May 15, 2005, Blogger El Homo Rodans said…

    échale un vistazo a la película "voces inocentes" para complementar visualmente tu texto. por supuesto me indigna el empleo de niños para defender causas perdidad y pseudonacionalistas.

     

Post a Comment

<< Home

 
Blogarama - The 
Blogs Directory Estou no Blog.com.pt blog search directory BlogItalia.it - La directory italiana dei blog BloGalaxia Arts Blog Top Sites Blogz  Bitacoras.com Blogion.com - the definitive blog directory